Alerta de Tsunami no Japão e Filipinas após terremoto em Taiwan

Prédio ficou inclinado na cidade de Hualien, em Taiwan, após forte terremoto em 3 de abril de 2024 — Foto: TVBS

Tremor foi registrado próximo à costa leste de Taiwan e teve magnitude de 7,5, segundo agência japonesa. Esse é o terremoto mais forte sentido no país em 25 anos.

Edifícios desabaram na cidade de Hualien, e pessoas estão presas entre os escombros.

Seguindo o tremor, foram acionados alertas de tsunami para ilhas no Japão e nas Filipinas.

No caso do Japão, são esperadas ondas de até 3 metros na ilha de Okinawa.

É o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos.

O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.

Segundo a emissora NHK, ondas de até três metros podem chegar à ilha de Okinawa, no Japão, onde foi ordenada a evacuação dos residentes. Ondas de 30 centímetros já foram observadas na ilha de Yonaguni, próxima a Taiwan. Nas Filipinas, autoridades instruíram a evacuação das zonas costeiras.

A agência filipina de sismologia emitiu um alerta de tsunami para as áreas costeiras voltadas para o Pacífico, alertando para a possibilidade de ondas fortes. Foi recomendada a evacuação imediata para áreas elevadas aos moradores de 23 províncias costeiras.

Uma seção da rodovia Suhua em Taiwan desmoronou após ao menos nove deslizamentos de terra, relatados ao longo da costa leste de Hualien pela Agência Central de Notícias de Taiwan. Atualmente, a via está interditada.

Evacuem!", indicou um letreiro na televisão nacional japonesa NHK. "Vem aí um tsunami, por favor evacuem imediatamente", expressou um apresentador dessa emissora. "Não parem, não voltem". Emissora disse ainda que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni.

RECEBA E COMPARTILHE INFORMAÇÕES CLIMATICAS COM A NOSSA COMUNIDADE!

Participe do nosso grupo de WhatsApp.