Canela-rs

Como resistir aos encantos da serra gaúcha e não se apaixonar por Canela – RS? A maioria das pessoas pensa na cidade como um pedaço de Gramado. Mal sabem eles que Canela por si só possui sua própria identidade.

Apesar de serem cidades vizinhas, Gramado e Canela possuem belezas e características únicas. Hoje iremos falar sobre Canela, o que esperar dessa cidade tão tranquila e bela.

Sobre Canela:

O nome da cidade é uma homenagem a árvore Canela, esta árvore em especifico ficava no centro da cidade e servia como ponto de encontro e descanso entre os tropeiros que passavam pela região. Para aqueles que tiverem a curiosidade, podem visitar a Praça João Corrêa, lugar onde ficava a caneleira.

O primeiro habitante da cidade se chamava Joaquim da Silva Esteves, em 1821 ele recebeu o título de “Senhor do Campestre do Canella”.

Atualmente o município de Canela conta com uma população de aproximadamente 42.756 habitantes.

E assim como Gramado, Canela possui uma forte herança dos colonizadores italianos, alemães e portugueses. É possível notar pela gastronomia e principalmente na arquitetura de ambas as cidades.

O que fazer em Canela?

Lembra quando dissemos que Canela é bem diferente de Gramado? Enquanto Gramado é marcado pela arquitetura, Canela é lembrada pelas belezas naturais.

Se pretende visitar a cidade, vale a pena conhecer o Parque Estadual do Caracol, dentro da mata nativa do parque é possível conhecer uma belíssima cachoeira, tendo uma visão privilegiada do mirante.

Para uma visão panorâmica você deve embarcar no elevador, ele te leva a uma plataforma de 27 metros de altura, apesar do frio na barriga, vale a pena conhecer a vista.

Os aventureiros de plantão vão adorar fazer as trilhas pelo parque.

Conheça também o Alpen Park, lá é possível andar de bondinhos e andar dentro da mata em uma montanha russa.

E para aqueles que preferem uma aventura urbana também tem muito o que fazer em Canela, vamos começar pelos museus?

Visite o Mundo a Vapor, um dos cartões postais de Canela não poderia ficar de fora, lá você poderá conhecer melhor a historia sobre as locomotivas, a era industrial, fábricas e usinas. E para fechar o passeio você deve dar uma volta de trem pelo parque.

O Museu do Automóvel conta com uma iniciativa de demonstrar o amor e paixão pelos automóveis antigos, através deles conheça a historia da indústria automotiva nacional e internacional.

Além deles você poderá conhecer o Dreamland com um museu de cera e salão de automóveis o museu dos Super carros, Harley Motor Show entre muitas outras atrações.

E não para por ai, a rota gastronômica da cidade também é bem vasta, vale a pena conhecer as fábricas de chocolates, com passeios onde você pode conhecer ao vivo a linha de produção de deliciosos chocolates.

Catedral de Pedra

Um dos lugares mais bonitos e encantadores de Canela é a sua Catedral de Pedras, é possível visualizar esta igreja através da nossa Câmera ao Vivo.

Sua história conta com anos de construções e diversas etapas que definiram o que esta igreja é hoje.

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes possui uma beleza e grandiosidade que é possível ser observada por dentro e por fora. A praça onde a igreja fica localizada é rodeada de flores e detalhes encantadores, também fica ali o letreiro da cidade para todos os visitantes tirarem uma foto com a igreja de fundo.

Dentro da Catedral a beleza é ainda maior, as pinturas e vitrais são de tirar o fôlego. No altar é possível ver três painéis que retratam a aparição de Nossa Senhora de Lourdes (padroeira da cidade), a Alegoria dos Anjos e Anunciação. Todas elas foram pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schimitz.